Mamografia

A mamografia é um exame de imagem (raio-X) feito na região das mamas, que permite detectar a existência de nódulos, assimetrias mamárias, microcalcificações, entre outras alterações e lesões que ainda não são perceptíveis e palpáveis.

O exame é realizado por meio do mamógrafo, um aparelho que comprime as mamas, a fim de obter uma imagem detalhada da região.

Seu principal foco é diagnosticar se há presença de câncer de mama. Portanto, mulheres que apresentam os primeiros sinais da doença devem fazer a mamografia imediatamente. Além disso, o teste é indicado a partir dos 35 anos e em jovens que possuem alto risco de contrair a doença.

Para realização do exame:
  • Não utilizar creme/desodorante na região das mamas e axilas;
  • Trazer exames anteriores da região das mamas (se houver);
  • Não é necessário jejum.
Não podem realizar o exame:
  • Pacientes grávidas ou com suspeita de gravidez.
Como se faz o exame?

O exame é feito ambulatorialmente, posicionando a paciente de pé, próximo ao equipamento que pressionará as mamas, a fim de espalhar ao máximo o tecido mamário e reduzir as doses de radiações necessárias para se obter as imagens.

As mamas serão comprimidas uma a uma, horizontal e verticalmente. Durante o procedimento, a paciente deve permanecer imóvel, inclusive segurando a respiração por alguns segundos, para se obter uma boa imagem.

Apesar de desconfortável, cada incidência mamográfica é bem rápida, durando apenas alguns segundos. Quando concluída, o tecnólogo solicitará ao paciente para que aguarde alguns minutos para conferência das imagens, dando certo o paciente é liberado. O processo ao todo leva em torno de 20 a 30 minutos.